Logo Tramontina Logo Tramontina
Logo Tramontina Logo Tramontina

Na Tramontina Garibaldi, foi implementado o MES (Manufacturing Execution Systems). Trata-se de um Sistema de Gerenciamento de Produção em que é possível acompanhar o desempenho dos equipamentos e o rendimento dos operadores.

Por meio do sistema, é possível monitorar todas as paradas dos equipamentos, acompanhar as manutenções e, conforme as análises, tornar o maquinário mais produtivo. O setor pioneiro na implantação é a Forjaria, e os setores de Polimento de organizadores metálicos também já receberam pontos.

O MES gerencia e acompanha o desempenho de equipamentos e operadores

Na Divisão Starflon, da Tramontina Cutelaria, foi implantado um sistema inteligente para detecção de falhas e controle de qualidade no processo automatizado para rebitagem de cabos em panelas e frigideiras. Por meio de uma câmera de alta resolução e de um software interligado, é possível identificar e separar peças com defeitos mínimos na fixação dos cabos. O software compara a foto da peça recém produzida com milhares de imagens disponíveis em um banco de dados e, por meio de um algoritmo, faz o comparativo de similaridade entre fotos de peças aprovadas e reprovadas, descartando, assim, as peças defeituosas. 

A automatização também otimizou processos de pintura na Tramontina Belém. Um robô de pintura para as peças da linha Piazza substituiu o processo manual, garantindo uniformidade do processo de pintura nas peças, otimização de tempo, padronização de pintura e economia do acabamento, permitindo melhor ergonomia ao operador.

Outro robô auxilia na produção de tábuas. Por meio de uma ventosa, ele captura um número maior de tábuas para serem colocadas na esteira e passar pelo processo de aplicação de rótulo e plastificação da madeira. A despaletização feita por uma operação robotizada garante maior cadência à linha de embalagem, dando maior produtividade ao processo. O resultado foi um aumento da quantidade de produtos rotulados e embalados. Uma otimizadora de madeira, toda automatizada, também melhorou o processo produtivo. Ela corta e descarta as imperfeições, como nós, manchas, trincas, furos e rachaduras. Toda madeira em perfeito estado é transformada em peças com tamanhos padrões para serem confeccionadas as tábuas. 

As panelas na Tramontina Farroupilha também ganharam uma aliada. Uma linha de solda veio da Itália para soldar componentes e aplicar etiquetas nas panelas com o auxílio de um robô. Ela pode soldar diversos tamanhos e modelos automaticamente, recebendo as panelas diretamente da linha de produção. O objetivo é entregar para o armazém produtos prontos, flexibilizando a montagem dos jogos. A unidade de Farroupilha também implementou uma moderna linha de montagem de refrigeradores profissionais verticais, que produz o equipamento do monobloco ao gabinete. 

No segmento de plásticos, a melhoria foi a aquisição, pela Tramontina Delta, de um equipamento de impressão 3D para mock-ups e protótipos.

TAGS

Próxima Matéria

Image Note
Expansão
Novas instalações
Mais Mais