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Na indústria da beleza o crescimento não para. Entre 2009 e 2018, o segmento de beleza registrou alta de 4,1%, conforme dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). O Brasil é o quarto mercado consumidor de beleza do planeta, atrás apenas de Estados Unidos, China e Japão. Na América Latina, representa quase a metade dos consumidores do segmento. A área da beleza ainda gera empregos diretos e indiretos em toda a cadeia – desde a indústria até a ponta, como manicures, esteticistas e cabeleireiros.

A venda nas farmácias, um grande termômetro dos negócios no mercado de beleza, também corrobora para essa tese. Os chamados não-medicamentos – que correspondem a cosméticos, perfumes, produtos de higiene pessoal – respondem por 32% do faturamento de R$ 46 bilhões das farmácias no Brasil, segundo levantamento da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma).   

De olho nesse mercado em expansão, a Tramontina lançou sua primeira linha de utensílios para cabelos, rosto e unhas, profissionais e de uso doméstico. Desenvolvida a partir de uma pesquisa com 36 estabelecimentos em oito cidades do país e 20 profissionais de reafiação, as peças de aço inox e aço carbono cromado atendem necessidades específicas de cabeleireiros, esteticistas e pessoas preocupadas com cuidados do corpo. Entre as ações para impulsionar o conhecimento da marca está o envio de kits para influenciadores e divulgação do release para a imprensa nacional, nas editorias de negócios, lifestyle e beleza.

Tramontina lança sua primeira linha de utensílios para cabelos, rosto e unhas, profissionais e de uso doméstico

Para cabelos, a marca trouxe seis tesouras profissionais de aço inox, nas variações de acabamento brilho e fosco, disponíveis nos modelos fio desbaste, fio laser - microsserrilhado, e fio navalha - liso. Para o rosto, há duas versões de pinças: ponta reta, para a remoção de pelos em quantidade, e ponta diagonal, ideal para delinear as sobrancelhas. As peças são de aço inox com antideslizante, para maior firmeza. 

Para unhas, a linha oferece alicate de cutículas e unhas, empurrador/raspador para eliminar cutículas e palito de unha – todos em aço inox. 

Lixa de vidro

Um dos destaques da linha é a lixa de vidro, produto patenteado desenvolvido por processo químico – não jateamento –, que proporciona durabilidade ao desgaste e textura suave para o acabamento. 

Também há três opções de tesouras de aço inox para unha – uma delas com ponta arredondada para pelos e unhas de bebês –, além de duas versões de cortadores em aço carbono cromado, incluindo versão pocket de 5,4 cm, que completam os utensílios.

O fenômeno desse crescimento não é apenas brasileiro, tampouco feminino. Dados da Euromonitor International, que compilam informações de 80 países, indicam que os homens devem alavancar boa parte do crescimento nos próximos anos. De 2013 a 2018, o mercado masculino brasileiro de beleza e cuidados duplicou e deve ultrapassar os EUA, o maior até então. O mercado global de beleza deve movimentar mais de US$ 800 bilhões em 2024 (US$ 500 bilhões neste ano).

Beleza Pessoal 

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